Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Manga

Origem: No período Nara (séc VIII) surgiram os primeiros EMAKIMONOS, eram feitas pinturas e textos que contavam uma historia à medida que se desenrolava. O primeiroEMAKIMONO ganhou o nome de “Ingá Kyô”. Podemos dizer que o EMAKIMONO era o “manga“ daquela época.

Mas aonde surgiu a palavra manga?... O mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que ilustram a cultura japonesa. Mas os mangas modernos tem influencia dos quadrinhos ocidentais, basicamente uma criação de Osamu Tezuka que definiu as principais características do mangá. Tezuka foi tão importante que é chamado de “DEUS MANGÁ” ou “PAI DO MANGÁ MODERNO”, Osamu Tezuka nasceu em Toyonaka (Japão), 3 de novembro de 1928 e faleceu em Tókio(Japão), 9 de fevereiro de 1989.Foi o mangaka mais influente, criador dos mangas “Kimba, o leão branco”, Astro Boy , entre outros , a criação mais conhecida de Tezuka.


O Anime

Quando um manga estoura e faz muito sucesso,geralmente se torna um Anime, ou ao contrario, quando um anime faz tanto sucesso, ele vira manga. Quando os dois estouram de vez viram Filmes, Curta-metragem ou Longa-metragem, e jogos de videogame , revistas, Action-figures.

Características do manga e do Anime
Essas características valem tanto para o manga como para o Anime.

Olhos: Grandes e cheios de brilho com cores chamativas e bem vivas cores, por exemplo: rosa, roxo, lilás, laranja, branco, vermelho, dourado entre outras cores. O olho sempre grande com a pupila pequena.

Cabelos: Nos mangas não tem essa de cabelo curto pra homem e longo pra mulher, ambos tem os cabelos grandes ou pequenos, cheio de cor, volume e penteados diferentes.

Corpo: Nos mangas, a maioria dos corpos são magros e esculturais, mas depende do mangaka e do tipo de historia.

Roupas: Sempre bem coloridas, muitos mostram os personagens usando uma única roupa, é a maneira de caracterizá-los.

                                                                 All Fo_Ol - Luiz



5 comentários: